[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Necessidades dos utilizadores no acesso à rede de correios

DESTAQUES 

DESTAQUES

Ouvir com ReadSpeaker
14.06.2017
A ANACOM promoveu a realização de um estudo, em parceria com o pelo Instituto de Marketing Research (IMR), com o objetivo de identificar e avaliar as necessidades dos utilizadores relativamente ao acesso a estações e postos de correio (incluindo horários mínimos de funcionamento), marcos e caixas de correio e ofertas mínimas de serviços. Conheça as principais conclusões.

Entre as principais conclusões do estudo destacam-se as seguintes:
  • Os movimentos de liberalização e privatização que se têm verificado no sector postal, a par da diminuição de tráfego e de clientes por cada ponto de acesso à rede, pressionam o encerramento dos estabelecimentos postais menos eficientes, podendo gerar desequilíbrio face aos requisitos impostos pelo serviço postal universal.
  • Existem consumidores residenciais que resolvem alguns assuntos do quotidiano através dos estabelecimentos postais (por exemplo, efetuam pagamentos, aplicações financeiras, compra de produtos não postais), situação mais comum nas zonas rurais e entre os clientes com mais idade.
  • A expedição de cartas não registadas é a principal geradora de visitas dos clientes residenciais às estações.
  • Os clientes residenciais mais jovens estão a estabelecer contacto com os operadores postais e com os estabelecimentos postais por efeito do envolvimento crescente com compras eletrónicas e consequente necessidade de receber e expedir encomendas, aumentando assim o potencial de captação destes para outros produtos e serviços.
(...)

Sem comentários: