[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

quarta-feira, 28 de junho de 2017

O seu contador de eletricidade vai ser mais inteligente e a Siemens tem parte da "culpa"


Até 2022 todos os contadores instalados em casa dos portugueses vão ser inteligentes, fornecendo mais informação sobre a contagem da eletricidade. A mudança já está a acontecer na EDP Distribuição.
A Siemens é uma das fornecedoras dos novos contadores inteligentes que a EDP Distribuição já está a instalar em casa dos clientes, numa estratégia faseada. Mas para além dos smart meters a empresa também desenvolveu o sistema que vai permitir gerir e controlar todos os dados da rede elétrica.

Mais precisão nas medições de consumo mas também informação mais detalhada, e comunicações de dados mais regulares com o fornecedor do serviço de energia - sem necessidade de contagens manuais - são algumas das vantagens que os novos contadores inteligentes (também designados por smart meters ou Energy Boxes) permitem. E os benefícios imediatos são transferidos para os clientes e para a EDP Distribuição, mas também preparam já o sistema para desafios de futuro, como a possibilidade de cada utilizador ser produtor e armazenador de energia.

Até 2020 80% dos contadores instalados em casa dos clientes já serão inteligentes, substituindo-se gradualmente os contadores analógicos que ainda estão na larga maioria das casas dos portugueses e aproximando o modelo do que tem sido desenvolvido em Évora com o projeto InovGrid, que é reconhecido globalmente como um caso de inovação. E até 2022 todos os contadores têm de ser mudados, por imposição da União Europeia.

A transformação está a ser feita de forma faseada e até final deste ano devem estar instalados 1,3 milhões de contadores, uma parte significativa dos quais resulta de um contrato assinado pela Siemens Portugal e a Landis+Gyr com a EDP Distribuição e que prevê a instalação de 800 mil Energy Boxes até final de 2018.
(...)

Sem comentários: