[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

quarta-feira, 28 de junho de 2017

Portugal é o país da Europa em que se "paga mais nos medicamentos"

Relatório do Observatório Português dos Sistemas de Saúde foi divulgado esta quarta-feira

Medicamentos
(Reuters)
Medicamentos (Reuters)
 
Os mais pobres em Portugal continuam a ter menos acesso a consultas de especialidade, sobretudo de saúde oral e mental, bem como a medicamentos. Portugal é, de resto, o país da Europa em que a população paga uma fatia maior pelos medicamentos. As conclusões constam num relatório do Observatório Português dos Sistemas de Saúde, que foi divulgado esta quarta-feira.

Tendo por base dados de 2014 e 2015, o observatório indica no “Relatório de Primavera 2017” que as “barreiras no acesso aos cuidados de saúde permanecem relevantes em Portugal”, sendo muito marcadas por fatores socioeconómicos.

Na área da saúde oral e da saúde mental, o relatório aponta para “limitações fortes no acesso” que afetam “de forma desproporcional os mais pobres”.
"Essa é uma situação crónica do nosso sistema de saúde. As pessoas com menos recursos cada vez têm mais dificuldades de acesso”, comentou em declarações à agência Lusa Aranda da Silva, porta-voz da coordenação deste relatório do Observatório.
(...)

Sem comentários: