[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

quarta-feira, 7 de junho de 2017

Portugal é o sétimo país europeu com maior crescimento económico

Portugal e Espanha estão entre os países europeus com maior crescimento nos Bens de Grande Consumo a nível europeu, avança relatório Growth Reporter, da Nielsen, referente ao primeiro trimestre deste ano.


Neste primeiro trimestre, a Europa apresentou melhorias relativamente ao seu Produto Interno Bruto (PIB), revelando sinais de recuperação do seu crescimento económico, com um crescimento de vendas em valor de 0,2% e um decréscimo em volume de 0,7%. Já a evolução dos preços é de 0,9%, o que indica uma ligeira inflação, informa o relatório Growth Reporter, realizado pela empresa Nielsen. 

No entanto, o relatório salienta que países como a Grécia, Finlândia, Alemanha, Reino Unido, Dinamarca, França, Suécia e Holanda continuam a demonstrar crescimentos em valor negativos, registando-se, desta forma, melhores resultados na Europa Oriental e na Península Ibérica.

Portugal é considerado o sétimo país europeu com maior crescimento em valor (1,6%) e em volume (0,3%), apresentando um efeito de preço positivo (1,2pp).

Ana Paula Barbosa, retailer services director da Nielsen, esclarece que “uma das razões para o crescimento mais lento das vendas em volume (em relação aos períodos anteriores) deve-se ao facto de em 2016 o período da Páscoa ter sido considerado neste primeiro trimestre, o que não aconteceu em 2017”, salientando que “este é sem dúvida um importante período de consumo em Portugal”. 

(...)

Sem comentários: