[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

quarta-feira, 28 de junho de 2017

Preço dos imóveis comerciais sobe 2% em 2016





por: Fernanda Pedro
28-06-2017

O INE lança hoje um novo indicador do mercado imobiliário, o Índice de Preços das Propriedades Comerciais e numa primeira análise, verifica-se que o ano de 2016 apresentou a maior diferença na evolução dos preços entre imóveis comerciais e residenciais.


Segundo os dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística – INE, o Índice de Preços das Propriedades Comerciais (IPPCom) registou um aumento de 2,0% em 2016, taxa inferior em 1,5 pontos percentuais (p.p.) ao resultado obtido para 2015 (variação de 3,5%).  Na análise, verifica-se ainda que as propriedades comerciais registaram taxas de variação anuais de sinal positivo pelo terceiro ano consecutivo. 

O INE que dá assim início à divulgação do índice de preços das propriedades comerciais, revela que o valor apurado para a evolução dos preços dos imóveis comerciais foi em 5,1 pontos percentuais inferior ao registado para os imóveis residenciais. 

Assim, o ano de 2016 apresentou a maior diferença na evolução dos preços entre imóveis comerciais e residenciais.

Com a produção deste novo indicador, “o INE dá continuidade ao trabalho desenvolvido com o objetivo de disponibilizar novos indicadores sobre o mercado imobiliário português e de satisfazer, desta forma, a crescente procura de informação estatística necessária para a monitorização da evolução dos preços dos imóveis transacionados no território nacional”, refere em comunicado.

 ()

Sem comentários: