[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

segunda-feira, 5 de junho de 2017

Vai ser possível abrir online contas bancárias já este ano

 
O Banco de Portugal está a trabalhar na certificação de abertura de contas bancárias através de canais digitais, para que seja possível abrir uma conta totalmente à distância, uma possibilidade reivindicada pelos bancos que operam em Portugal.

-

Actualmente, já são cada vez mais as instituições que permitem subscrever produtos ou serviços bancários online ou mobile, mas ainda não é possível a um cliente abrir uma conta à distância.

Ou seja, há uma parte do processo de abertura de uma conta bancária que já é possível ser feita por canal digital, como preenchimento de documentação com identificação do titular da conta, o tipo de depósito contratado e condições de movimentação.

Contudo, até agora, para concretizar a operação é sempre necessária a presença física do cliente titular da conta ou de um representante. Nomeadamente, há a necessidade de comprovar a identificação do cliente mediante a apresentação de documentos originais ou de cópias certificadas.

De acordo com fontes do sector contactadas pela Lusa, o Banco de Portugal está a trabalhar com as associações do sector na certificação dos mecanismos confirmatórios da identidade do cliente bancário para que os bancos passem a facilitar a abertura de conta por canais digitais.

(...)

Sem comentários: