[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

quarta-feira, 5 de julho de 2017

A dieta orgânica afinal não é melhor para o planeta

cgalvin233 Colleen / Flickr
As mais recentes más notícias mostram que as plantações de produtos biológicos ocupam áreas significativamente maiores do que as convencionais. Isso quer dizer que as dietas orgânicas ou biológicas podem não ser tão ecológicas quanto se pensa.

Num estudo publicado em maio no Journal of Cleaner Productor, uma equipa de investigadores alemães e suecos examinou a pegada de carbono global de uma dieta orgânica e comparou-a com a de uma dieta convencional.

Foram utilizados dados sobre o consumo de alimentos, levantados pela pesquisa nacional de nutrição alemã, considerando a dieta orgânica como “dietas gerais de consumidores cujas compras alimentares incluem uma grande porção de produtos orgânicos”, e a convencional como de pessoas que não costumam comprá-los.

Depois, avaliaram a pegada de carbono e o uso da terra a partir de estudos de ambos os cultivos. E a descoberta do estudo é esta: a pegada de carbono das duas dietas são essencialmente iguais.
 
(...)

Sem comentários: