[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

quinta-feira, 13 de julho de 2017

Água deuterada como marcador nutricional para peixes de aquacultura

por: Ivan Viegas
 13.Julho.2017, quinta-feira
Indústria - Produção

Centro de Ecologia Funcional da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCTUC) da Universidade de Coimbra (UC)

aquacultura

Enquadramento

A aquacultura enfrenta atualmente uma série de desafios estruturais que impedem o seu desenvolvimento e sustentabilidade.

O fabrico de rações para peixes de aquacultura, e em particular os carnívoros que são também os de maior interesse comercial (robalo, dourada, salmão, corvina, linguado, pregado, etc.), poderá ser encarado como o mais problemático como elencado e reavaliado com frequência em publicações da especialidade [1-5].

Feitas maioritariamente à base de farinhas e óleos de peixe provenientes da exploração de recursos pesqueiros, podem hoje em dia representar até 60% dos custos totais da produção dos peixes carnívoros.

O fornecimento de ingredientes alternativos que resultem na redução e/ou otimização na sua utilização resultaria em impactos significativos nos custos do produto final para o consumidor mas também aliviaria a carga ambiental da aquacultura nos sistemas por via da redução dos efluentes enriquecidos em amónia.
 (...)
Agrotec Categorias 

Sem comentários: