[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Campanha sensibiliza jovens para perigos dos mergulhos mal calculados

18-07-2017
Iniciativas
Imagem Desdobramento

"Mede as consequências – bater no fundo é mais fácil do que pensas" é o mote da campanha de Prevenção de Acidentes de Mergulho 2017, promovida pela Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT), com o apoio da Misericórdia de Lisboa. A campanha visa sensibilizar a população, sobretudo a mais jovem, para o perigo de acidentes causados por mergulhos mal calculados.
Acontecendo em praias, piscinas e restantes zonas balneares, costeiras ou fluviais, estes acidentes podem provocar traumatismos graves, designadamente situações de paraplegia e de tetraplegia.

Apesar do sucesso conseguido pelas campanhas nos anos anteriores, registaram-se, em 2016, mais acidentes do que o esperado. De salientar, no entanto, que, no grupo mais jovem da população, este número foi mais reduzido (duas ocorrências abaixo dos 18 anos).

De acordo com estudos realizados pela da SPOT, conclui-se que a maioria dos acidentes ocorre durante atividades de lazer e não durante práticas desportivas; os mesmos são mais frequentes em piscinas do que no mar; 96% dos traumatismos atingem a coluna cervical; 15% dos acidentados ficaram em condição de tetraplegia; 92% ocorrem em indivíduos do sexo masculino; 85% dos acidentes acontecem entre maio e setembro.

(...)
 

Sem comentários: