[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

segunda-feira, 17 de julho de 2017

Estado “ganha” 23 milhões por dia com impostos dos carros


O Estado arrecadou 8,5 mil milhões de euros, em 2016, com impostos cobrados no sector automóvel. Trata-se de um aumento de quase 50%, em comparação com 2015.
O Ministro das Finanças, Mário Centeno, e o primeiro-Ministro António Costa
José Sena Goulão / Lusa
Estas contas são avançadas pelo Correio da Manhã e têm por base dados da Associação Europeia de Construtores (ACEA).

O diário aponta que o Estado encaixou um total de 8,5 mil milhões de euros em impostos aplicados ao sector automóvel, em 2016. Estamos a falar de uma verba da ordem dos 23 milhões de euros por dia, repara o jornal.

Estão em causa despesas feitas pelos contribuintes portugueses nas oficinas, bem como taxas aplicadas nos combustíveis, nas portagens, nas vendas e registos de viaturas, nas taxas alfandegárias e no imposto de circulação.

O CM repara que se trata de um aumento de quase 50% relativamente a 2015, ano em que o Estado arrecadou 5,9 mil milhões de euros com os impostos do sector automóvel.

A subida das taxas aplicadas aos combustíveis e o aumento das vendas de automóveis ajudam a explicar esta subida significativa, conforme atenta o jornal.

ZAP //

Sem comentários: