[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

segunda-feira, 17 de julho de 2017

Investigadores de Coimbra criam algoritmo inteligente para mitigar inundações em zonas urbanas


MadreMedia / Lusa
17.Jul.2017
 
Um algoritmo inteligente para mitigar inundações em zonas urbanas foi criado por investigadores da Universidade de Coimbra (UC), anunciou hoje a instituição.
Uma equipa de especialistas dos departamentos de engenharias informática e civil da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC “desenvolveu um algoritmo inteligente para gestão dos sistemas de drenagem de águas pluviais, por forma a evitar/mitigar inundações em zonas urbanas”, afirma a UC numa nota enviada hoje à agência Lusa.

A solução, recentemente distinguida com o ‘Best Paper Award’ na quarta conferência Experiment@International, destina-se ao “controlo de caudais em condutas subterrâneas existentes para a drenagem das águas provenientes das chuvas”.

A partir da recolha de dados fornecidos em tempo real por vários sensores de precipitação (udómetros), instalados em diferentes pontos geográficos da malha urbana, o algoritmo “avalia a situação e, de forma autónoma, ativa barreiras que controlam o fluxo da água, evitando ou mitigando a ocorrência inundações”, explica coordenador do projeto, Alberto Cardoso, citado pela UC.

“Dependendo da intensidade de precipitação e do caudal gerado, e considerando a capacidade de retenção do sistema de tubagens existente, é tomada a decisão adequada, sem intervenção humana”, acrescenta o investigador e docente da FCTUC.
(...)
 

Sem comentários: