[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

quarta-feira, 12 de julho de 2017

Um terço da população não tem água potável e quase 60% não dispõe de saneamento seguro



Cerca de 2,1 mil milhões de pessoas não têm acesso a serviços de abastecimento de água potável em casa e 4,4 mil milhões não dispõem de saneamento gerido com segurança, de acordo com um novo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da UNICEF.
 
créditos: Pixabay
 
O relatório do Programa Conjunto de Monitorização OMS/UNICEF "Progress on Drinking Water, Sanitation and Hygiene: 2017 Update and Sustainable Development Goal Baselinesapresenta a primeira avaliação mundial sobre serviços de água potável e saneamento "geridos de forma segura". A principal conclusão é que um número enorme de pessoas continua sem acesso a estes serviços, especialmente em zonas rurais.

"Ter acesso a água potável, saneamento e higiene em casa não devia ser um privilégio apenas dos ricos ou dos que vivem em centros urbanos", diz Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde. "Estamos a falar de serviços básicos para a saúde humana, e todos os países têm a responsabilidade de assegurar que todas as pessoas a eles possam aceder".

Ainda que, desde o ano 2000, milhares de milhões de pessoas tenham passado a aceder a serviços básicos de água potável e saneamento, estes serviços não fornecem necessariamente água e saneamento seguros. Muitas casas, centros de saúde e escolas também ainda não dispõem de água e sabão para lavagem das mãos, situação que põe a saúde das pessoas, mas principalmente das crianças pequenas, em risco de doenças, como a diarreia.

Mais de 361.000 mortes de crianças com menos de 5 anos

Como consequência, 361.000 crianças menores de 5 anos morrem anualmente devido à diarreia. O saneamento precário e a água contaminada também estão associados à transmissão de doenças como a cólera, disenteria, hepatite A e febre tifóide.
 
(...)

Sem comentários: