[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

quinta-feira, 27 de julho de 2017

Verão em segurança: os cuidados que deve ter na praia

27-07-2017
Dicas
Imagem Desdobramento

Verão é sinónimo de calor, férias, praia e diversão. Mas para que tudo corra bem, e nenhum acidente lhe estrague as férias, o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) recomenda vários cuidados e uma atenção redobrada com as crianças.
Portugal tem-se destacado como um local de referência turística também pelas preocupações de promoção da assistência balnear através, por exemplo, de campanhas de sensibilização articuladas entre várias entidades, onde se pretende incutir uma cultura de segurança nos banhistas. 

O ISN faz parte deste sistema, colocando Portugal entre os países com uma das mais baixas taxas de mortalidade por afogamento nas praias durante a época balnear. Ainda assim, em 2016 morreram 16 pessoas nas praias portuguesas em acidentes relacionados com a prática balnear. 

Para que possa disfrutar de um verão em segurança, o ISN recomenda:

• Prefira praias vigiadas.
• Respeite os sinais das bandeiras e o nadador-salvador.
• Não hesite em pedir socorro quando em dificuldade.
• Vigie as suas crianças permanentemente e a distâncias próximas.
• Procure sempre tomar banho ou nadar acompanhado.
• Nade sempre paralelamente à praia.
• Respeite o intervalo das 3h após uma refeição normal antes de tomar banho.

Para dar a conhecer as regras de segurança que devem sempre acompanhar uma ida à praia, o ISN promove frequentemente ações de sensibilização, as próximas vão acontecer no Algarve, nos dias 1,2 e 3 de agosto, na Meia Praia, em Porto de Mós e no Alvor, respetivamente. 

Veja a notícia original, aqui. (...)

Sem comentários: