[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Banco Central Europeu preocupado com subida do euro



Economia
por: Ana Ataíde
17-08-2017

Na génese das preocupações está a possibilidade de um euro muito forte vir a prejudicar os esforços para restabelecer a estabilidade de preços na zona euro.

Ralph Orlowski/Reuters

 Os membros do Conselho de Governadores do Banco Central Europeu (BCE) sinalizaram alguma apreensão pela possibilidade da valorização do euro no futuro ter impacto na inflação, segundo a informação divulgada esta quinta-feira relativa à reunião de 19 e 20 de julho. 

“Embora tenha sido observado que a valorização do euro até à data pode ser vista em parte como um reflexo das mudanças nos fundamentais da zona euro em relação ao resto do mundo, foram expressas preocupações sobre o risco da taxa de câmbio ter aumentos significativos no futuro “, diz o relato do BCE. 

Na génese das preocupações está a possibilidade de um euro muito forte vir a prejudicar os esforços para restabelecer a estabilidade de preços na zona euro. Este é um dos desafios que o BCE enfrenta ao discutir a possibilidade de um abandono gradual do estímulo monetário, numa altura em que a inflação continua abaixo do objetivo previsto pelo BCE.

Com a retoma de economia europeia a consolidar-se, a trajetória da inflação tem sido uma das preocupações para Mario Draghi. O índice de preços no consumidor voltou a desacelerar em julho para 1,3%, face à meta do BCE de uma inflação próxima, mas abaixo de 2%, o que deu levantou dúvidas aos membros do BCE se a tendência ascendente é sustentada.

()

Sem comentários: