[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

terça-feira, 8 de agosto de 2017

Bélgica investigada por aviso tardio sobre ovos contaminados


 ALIMENTAÇÃO
 
por: Lusa 
 
08.08.2017
 
 
 
Autoridades belgas terão informado tarde de mais o sistema de alertas alimentares comunitário sobre a existência de lotes de ovos contaminados.
 
 
A Comissão Europeia (CE) abriu uma investigação para determinar se as autoridades belgas informaram tarde de mais o sistema de alertas alimentares comunitário sobre a existência de lotes de ovos contaminados com um pesticida tóxico, foi divulgado hoje. 
 
 “Há uma investigação em curso para estabelecer com precisão quando as autoridades belgas tiveram conhecimento. Até ao momento não temos nenhuma confirmação se infringiram as normas”, disse uma porta-voz comunitária, Mina Andreeva, durante a conferência de imprensa diária da CE.
 
A porta-voz precisou que a Bélgica informou no passado dia 20 de julho as autoridades comunitárias, através do Sistema de Alerta Rápido para os Géneros Alimentícios e Alimentos para Animais (RASFF) da União Europeia (UE), que tinha tido conhecimento da existência de ovos contaminados com o pesticida Fipronil, cujo uso é proibido em animais destinados ao consumo humano. 
 
“Nenhuma informação sobre este caso de contaminação chegou à CE por outros canais técnicos ou por outro tipo de canal antes do dia 20 de julho”, insistiu a representante.
 
(...)

Sem comentários: