[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Blogue

 16-08-2017

O que é?


A palavra original “blog” resulta da contracção das palavras “web” e “log” (que se traduzem como “registo na rede”). Um blogue é criado por um ou mais indivíduos (designados por bloggers), com o objectivo de partilhar regularmente informação online sobre várias temáticas.

Hoje em dia é comum os blogues combinarem texto, imagem e vídeo. Existem ainda blogues que partilham especificamente fotografias (designados por “Photologs”) e vídeo (também designados por “Vlogs”).

Os blogues costumam ser intuitivos, sendo esta característica, um dos motivos para a sua popularidade. Para criar um blogue, o utilizador precisa efectuar um registo num fornecedor deste serviço (Wordpress, Blogger, Weebly, Tumblr, …) e definir as configurações básicas (título do blogue, definições de privacidade, aparência do blogue). Posteriormente, só é necessário inserir conteúdos a cada publicação – que será o que os leitores vão conseguir ver. Um blogue pode, no entanto, ser definido como privado.

 Ou seja, é possível limitar quem pode ver o blogue. Pode, por exemplo, criar um blogue apenas acessível aos seus contactos. Para além disso, é possível definir se o blogue pode ser comentado ou não.

A informação que é colocada num blogue é apresentada de forma cronológica, sendo que as publicações mais recentes são as que aparecem no topo da página. Estas publicações podem ou não ser comentadas, dependendo da autorização que o blogger concede aos leitores do seu registo.

O que pode correr mal?

(...)

Sem comentários: