[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Escolas selecionam alunos em função das notas

Educação

 
Autor:
Observador

Regulamento interno do Agrupamento de Escolas de Benfica prevê desempenho escolar como critério de seleção. Diretor garante que raramente os alunos são escolhidos em função das notas.

ANTONIO AMARAL/LUSA

O Agrupamento de Escolas de Benfica, refere o Público, é um dos agrupamentos escolares em que o desempenho escolar dos alunos consta dos regulamentos internos destas instituições como um critério de seleção de alunos. Ao diário, o diretor do agrupamento reconhece a existência do critério, mas garante que raramente chega a ser utilizado no início de cada ano letivo.

Ao Público, Manuel Esperança explica que há critérios prioritários que levam a que as notas dos alunos candidatos a integrar as escolas do agrupamento surjam no fim da linha: “Quem me dera que [os alunos] também pudessem entrar em função das notas, mas, como continuamos a ter medo de premiar o mérito, geralmente nunca chegamos lá, porque as vagas ficam todas ocupadas com a aplicação de prioridades.”

Entre as “prioridades” elencadas por Esperança estão os alunos com necessidades educativas especiais, os alunos que já frequentavam a escola nos anos anteriores, alunos com irmãos a frequentar a mesma escola e alunos com encarregados de educação a residir ou trabalhar na área de influência do agrupamento. Só depois surgirá o critério “desempenho” mas, nessa fase, garante o responsável do agrupamento de Benfica, as vagas já estão todas preenchidas.

A tese de que há escolas a selecionar alunos com base nas notas (o mesmo é dizer que os alunos com pior desempenho são afastados) é contestada pelo presidente do Conselho de Escolas. Ao Público, o responsável do organismo que representa os diretores escolares junto do Ministério da Educação garante que “as escolas não fazem ‘seleção de alunos'”, limitando-se a “aplicar os atuais critérios”, sendo que a critério “notas” só aparece na avaliação quando “esgotados os critérios legais”.
 
(...)

Sem comentários: