[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Holanda alerta para ovos contaminados

Organismo holandês responsável pela segurança alimentar alertou para a possível contaminação de ovos com um pesticida tóxico. A União Europeia está a acompanhar o caso.


A Holanda lançou esta quinta-feira um alerta por suspeita de contaminação de ovos provenientes do seu país com Firponil, um pesticida utilizado para eliminar ácaros e insetos e que a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera tóxico para o uso humano. 

O organismo holandês responsável pela segurança alimentar (NVWA) emitiu uma nota informativa em que identifica que os produtos sob suspeita são ovos brancos com a etiqueta X-NL-40155XX e na qual recomenda “o não consumo” porque “o alto nível de Fipronil constitui uma grave ameaça para a saúde pública”, adianta a Lusa. 

Os produtos em questão foram entretanto retirados do mercado, mas a União Europeia está a acompanhar os desenvolvimentos deste caso, uma vez que os produtos em questão são exportados para o mercado europeu. Bruxelas afirma, a este respeito, que está a acompanhar o caso e que a situação está sob controlo.
(...)

Sem comentários: