[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Portugal entre os que mais aumentaram exportações e importações na Zona Euro

Conjuntura

O défice comercial do país agravou-se no espaço de um ano, sendo o quarto mais elevado entre os países que usam a moeda única. Fora do euro, o Reino Unido reduziu a posição negativa em relação aos seus parceiros comerciais.
 
Pedro Elias
Portugal entre os que mais aumentaram exportações e importações na Zona Euro
Paulo Zacarias Gomes
 
por: Paulo Zacarias Gomes
 
 17.Agosto.2017
 

O ritmo de crescimento das vendas de Portugal ao estrangeiro no primeiro semestre do ano foi o sexto mais elevado entre os países membros da Zona Euro e o das importações o quarto mais alto.

Entre Janeiro e Junho, segundo os números do Eurostat conhecidos esta quinta-feira, 17 de Agosto, as exportações totais portuguesas cresceram 12% em relação ao verificado no mesmo período de 2016, para 27,8 mil milhões de euros, ritmo superado pela Finlândia, Eslovénia, Holanda, Lituânia e Grécia, onde se registou a maior variação, de 18%.
Já as compras ao estrangeiro subiram 14% para 34,1 mil milhões de euros, atrás dos crescimentos da Eslovénia, Lituânia e Grécia. Atenas registou também aqui a maior subida, de 19%.

No espaço de um ano, a balança comercial portuguesa aprofundou entretanto o seu perfil negativo, passando de -5 mil milhões de euros para um défice de 6,3 mil milhões, um agravamento para que contribuiu tanto o comércio dentro da União Europeia como com os países fora dela.

(...)

Sem comentários: