[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Quer poupar combustível? Siga estas dez dicas


Se vai de férias por estes dias, significa provavelmente que se prepara para fazer muitos quilómetros. Saiba como pode poupar combustível neste período de descanso.


Organizar antecipadamente a viagem
Ter a noção de qual o melhor trajeto antes de iniciar a viagem permitirá escolher o caminho mais curto. No entanto, a distância nem sempre determina o gasto de combustível pelo que, por vezes, é preferível optar por um itinerário mais longo e com menos concentração de veículos para evitar o “pára-arranca” e o respectivo consumo excessivo de combustível. 

Respeite as velocidades máximas
Não serve apenas como conselho para não ser multado mas também para poupar nas multas de trânsito. Também vai permitir circular de forma mais segura e o carro irá consumidor menos. 

Verifique a pressão dos pneus
É muito importante ter em conta a manutenção dos pneus já que são estes que estão em contacto com o asfalto. Circular com menos pressão nos pneus (do que a pressão recomendada pelo fabricante) aumenta o consumo em 1% por cada 0,1 bar de pressão menor à adequada e num ano, ou em 200 mil quilómetros, o gasto adicional médio vai situar-se entre mais 80 a 100 euros. 

Revisão ao automóvel é importante
Antes de começar uma viagem, é recomendável fazer um check-up ao veículo. Por exemplo, é importante verificar o filtro do ar condicionado para evitar que este esteja obstruído e consuma mais energia do que a necessária. O mau funcionamento do ar condicionado está no topo das avarias mais comuns (e mais dolorosas para os ocupantes do veículo) nesta altura do ano. 

Carregue o carro o menos possível
(...)

Sem comentários: