[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Reciclagem de garrafas de plástico

Vêm aí os depósitos?  

30 Agosto 2017


 

Foto: Creative Commons

 

As taxas de reciclagem das garrafas de plástico no Reino Unido estavam estagnadas há quatro anos. Mas, segundo a associação Keep Britain Tidy, o ano passado caíram para 44%. Isto significa que mais de 35 milhões de garrafas vão para o lixo comum. Agora pondera-se instituir o “depósito”. Um sistema que no passado vigorava em relação às garrafas de vidro.

Estes números lançaram o alarme entre as autoridades locais que começaram a estudar medidas de incentivo à reciclagem. Dominic Hogg, um conselheiro ambiental, declarou ao The Guardian: “É necessário resolver o problema do lixo no Reino Unido e reduzir a quantidade de garrafas de plástico que está a entrar no ambiente marinho”.

Uma das medidas que está a ser estudada é a adopção de  um sistema de depósito, à semelhança do que no passado acontecia com as garrafas de vidro: no acto da compra de cada garrafa é cobrado um depósito que depois se devolve quando o recipiente é entregue. Este esquema existe já em países como a Alemanha, a Suécia e a Noruega e as taxas de êxito chegam aos 90%.

Algumas vozes críticas não acreditam que esta seja a melhor solução, dado o exemplo da realidade no Hawaii e no estado norte-americano do Oregon, onde as medidas foram implantadas e a reciclagem não foi além dos 61% e 52%, respectivamente. Mas a discussão está lançada.


 

Sem comentários: