[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Serviços de GPS



O que são?

O sistema de navegação GPS (Global Positioning Service) é uma tecnologia de posicionamento global que efectua uma triangulação baseada em satélites para detectar em que local do planeta estamos.

A presença do GPS (Global Positioning Service – Serviço de Posicionamento Global) ganhou popularidade com o aparecimento dos smartphones, passando a ser considerada uma função “vital”.
Esta ferramenta permite ao utilizador (juntamente com o acesso à Internet ou a software offline) saber onde se encontra e obter direcções para destinos específicos. Juntamente com algumas aplicações é ainda possível ao utilizador obter informações de tráfego. Numa situação de emergência, por exemplo, um smartphone com GPS permite enviar informações úteis à localização dos utilizadores.

Surgiu recentemente um novo tipo de ferramentas GPS, designadas por A-GPS (Assisted Global Positioning System), que vieram solucionar alguns inconvenientes que os dispositivos GPS convencionais sofriam. Este sistema assistido, faz recurso ao sistema wireless do telemóvel para auxiliar em zonas com pouca recepção de satélite (como por exemplo zonas cercadas por prédios altos).

O aparecimento destes serviços nos telemóveis trouxe duas grandes vantagens: a maior versatilidade no uso desta tecnologia e novas funcionalidades, nomeadamente a sua integração nas comunicações e redes sociais, que passaram a permitir a georreferenciação, isto é, a possibilidade de partilhar a localização atual do utilizador.

O que pode correr mal?

 
A utilização do sistema de GPS em si não incorre em nenhuma espécie de risco. A informação da localização do telemóvel é só comunicada aos aparelhos de satélite que, em última análise, pode ser acedida apenas pelas bases militares que os controlam e não constituem um risco para a nossa segurança.

(...)

Sem comentários: