terça-feira, 12 de setembro de 2017

Armadilhas da Internet

Centro Europeu do Consumidor     PORTUGAL
Tópicos

O que fazer se receber produtos que não encomendou

Se encomendou amostras ou aceitou uma oferta e acabou por receber uma fatura para pagar

• Não utilize o produto. Muitas vezes os produtos são identificados como pacotes de amostras, mas na confirmação do pedido são designados como pacote de boas vindas.
  • Leia cuidadosamente os termos e condições e a confirmação do pedido. Muitas vezes, o consumidor só descobre mais tarde que ficou vinculado com a oferta. Se não for evidente que a oferta implica uma adesão, não ficará vinculado pelo pedido.
  • Verifique se está vinculado pela entrega e, portanto, obrigado a pagar. Apenas fica vinculado por um pedido que implica uma obrigação de pagamento, se a obrigação foi clarificada antes do pedido ser feito e se aceitou expressamente essa obrigação.
  • Verifique se pode usar o seu direito de retratação. Na UE, tem um prazo de 14 dias para rescindir o contrato de compra quando os bens foram comprados na Internet, pelo telefone, correio e fora do estabelecimento comercial. Se o profissional não o informou sobre o seu direito de retratação, o prazo expira ao fim de 12 meses. Se não pode exercer o seu direito de retratação, verifique a informação sobre cancelamento nos termos e condições.
  • Exerça o seu direito de retratação. (...)