[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Banda larga móvel atinge máximo histórico de 6,8 milhões de utilizadores

No final do 2.º trimestre de 2017 existiam 6,8 milhões de utilizadores de serviços típicos da banda larga móvel (videotelefonia, transmissão de dados em banda larga, mobile TV, etc.), o valor mais elevado registado até à data e que traduz um aumento de 3,5% face ao trimestre anterior e de 17,7% em termos homólogos.

O crescimento da utilização destes serviços (em termos homólogos) está associado ao aumento dos utilizadores de Internet no telemóvel - 20,5% face ao mesmo período de 2016 -, e à crescente penetração dos smartphones – que atingiu 72,7% no final de junho, segundo o Barómetro de Telecomunicações da Marktest 

No final de junho, o número de estações móveis habilitadas a utilizar o serviço atingiu 17,1 milhões, das quais 13 milhões (75,9% do total) foram efetivamente utilizadas no último trimestre. Excluindo tablet/PC e as estações móveis associadas a comunicações Machine-to-Machine (M2M), o número de estações móveis/equipamentos de utilizador ativos e com utilização efetiva foi de 11,6 milhões.

Quanto às modalidades de acesso ao serviço, os planos pós-pagos cresceram 2,2% no trimestre e 9% face a idêntico trimestre do ano passado, enquanto os planos pré-pagos aumentaram 0,1% face ao trimestre anterior e caíram 1,5% em termos homólogos. Os planos combinados/híbridos aumentaram 1,5% face ao 1º trimestre e 0,8% no último ano.

(...)

Sem comentários: