[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Campanha online promove conteúdos positivos para os mais novos





SAPO Tek
Entre a multiplicidade de conteúdos que se podem encontrar online, a plataforma europeia "Better Internet for Kids" quer garantir mais vídeos, informação, jogos e serviços positivos.
A campanha decorre esta semana e conta com um site dedicado, em inglês, que tem por objetivo sensibilizar os internautas para esta questão, promovendo as melhores experiências online para as crianças e passar informação a pais e educadores, assim como a fornecedores de conteúdos e produtores.

A ideia é que os conteúdos que as crianças encontrem online, sejam vídeos, animações, textos, jogos ou outros serviços, sejam usados para que estas possam divertir-se, criar e disfrutar de uma visão positiva de si mesmos, respeitando a sua identidade e promovendo a sua participação. Conteúdos violentos, xenófobos, que promovam a discriminação ou o bullying estão naturalmente na lista negra das organizações que participam nesta plataforma.
No site há vários exemplos do que se pretende atingir com conteúdos positivos e uma galeria de projetos pela qual vale a pena navegar. Provavelmente vai encontrar sites e serviços que não conhecia e que são um bom ponto de partida para navegação dos mais novos, que pode partilhar com família e amigos. Há também vários exemplos em português.

O Centro Internet Segura aliou-se também a esta iniciativa e esta semana publicou vários artigos sobre conteúdos positivos, incluindo critérios que devem ser aplicados pelos pais na escolha dos conteúdos a que as crianças têm acesso.
(...)

Sem comentários: