[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

terça-feira, 12 de setembro de 2017

Internet sem fios grátis em espaços públicos da UE

União Europeia
O programa "WIFI4EU" foi aprovado esta terça-feira, em Estrasburgo, e vai permitir o acesso gratuito à internet sem fios em parques, praças, bibliotecas e hospitais de toda a União Europeia.
O projeto foi lançado por Jean-Claude Juncker no ano passado, durante o discurso do Estado da União, e ficou pronto agora, depois do trabalho intenso que envolveu dezenas de técnicos, especialistas e eurodeputados.

A coordenação esteve a cargo do eurodeputado português socialista Carlos Zorrinho que, em declarações à TSF, explicou que a ideia é colocar internet grátis acessível em todos nos espaços públicos em todas as regiões da Europa.

"As câmaras municipais e as entidades públicas podem instalar em espaços públicos, e terão financiamento para isso, conexões de alta qualidade. O objetivo é que numa aldeia no Alentejo ou numa zona periférica onde esse serviço ainda não é prestado, ou numa zona central de Lisboa em que esse serviço é fundamental mas não é ainda prestado e as pessoas precisam de aceder mas não têm condições económicas, haja um acesso à internet de alta qualidade, com garantias, proteção de dados", disse Carlos Zorrinho.

A iniciativa tem disponível uma verba de 120 milhões de euros e prevê que até 2020 sejam implementadas oito mil redes de internet sem fios em bibliotecas, hospitais, parques e praças públicos ou estações de transportes.
(...)

Sem comentários: