[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

terça-feira, 19 de setembro de 2017

Quanto ganham médicos e enfermeiros? Ordem refuta acusação com estudo

 19/09/2017
 
Ordem refutou ontem dados do Sindicato dos Enfermeiros: médicos representam 22% do pessoal e 45% da massa salarial

 
João Girão
 
Quanto valem os salários dos médicos e dos enfermeiros na despesa do Serviço Nacional de Saúde com vencimentos? Na semana passada, em plena greve, o Sindicato dos Enfermeiros atribuiu ao “lóbi médico” as desigualdades de carreira entre as classes. Em entrevista ao i, José Correia Azevedo, dirigente do Sindicato dos Enfermeiros, disse mesmo que os médicos representam 14% do pessoal e auferem 97% da massa salarial total.

A Ordem dos Médicos veio ontem corrigir as declarações com um estudo solicitado a um economista. Conclui, com base nos últimos dados públicos, que os médicos representam 22% dos recursos humanos no SNS e 45% das despesas remuneratórias.
A análise teve por base dados da Direção-Geral da Administração e do Emprego Público e da Administração Central do Sistema de Saúde. A 31 de março contavam-se 29 504 médicos em funções, 22% do total de profissionais.
O ganho mensal dos médicos (base mais suplementos) foi, em abril, de 3518 euros, o que perfaz uma despesa de 103 milhões de euros/mês, revelam os cálculos com base na DGAEP a que o i teve acesso. De acordo com a análise, trata-se de 45% dos encargos do SNS com recursos humanos, e não 97%.
(...)

Sem comentários: