[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

terça-feira, 26 de setembro de 2017

Sem roaming, turistas europeus duplicam uso dos dados móveis

por: Tiago Varzim
26-09-2017

Os cidadãos da União Europeia que viajaram após 15 de junho - dia em que o roaming acabou - duplicaram o uso dos dados móveis face aos meses anteriores. 

O primeiro verão sem roaming na União Europeia registou uma maior utilização dos dados móveis pelos turistas europeus. A percentagem de viajantes que utilizou esses serviços de forma frequente, tal como fazem no país de origem, duplicou após 15 de junho (31%). No período anterior essa percentagem era de 15%, revelou esta terça-feira um inquérito do Eurobarómetro.

-------------------------
Os primeiros resultados da abolição do roaming foram celebrados pela Comissão Europeia. “Os clientes estão contentes, o consumo está a aumentar e a procura de serviços móveis em viagem na UE é muito elevado”, sintetizou a comissária europeia Mariya Gabriel. Em comunicado, o vice-presidente responsável pelo Mercado Único digital, Andrus Ansip, garante até que “os operadores móveis estão a investir em redes para fazer face ao aumento da procura“.

O inquérito revela ainda que a percentagem de viajantes que nunca utilizou dados móveis no estrangeiro desceu para metade (21 %) a partir de 15 de junho, em comparação com os meses anteriores a essa data (42 %). Mais de dois terços dos europeus tem conhecimento da extinção das tarifas de itinerância — o conhecimento das novas normas aumentou para 86% após 15 de junho.

(...)

Sem comentários: