[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

terça-feira, 26 de setembro de 2017

Sintomas de enfarte: conheça quais e ligue para o 112


TVI24

 
  
 
Sociedade

Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular deixa o alerta na semana em que se celebra o Dia Mundial do Coração. Dores no peito, suores e náuseas entre os sintomas mais comuns

Coração humano.
Imagem de arquivo
Coração humano 
 A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) alertou hoje para a necessidade de os portugueses reconhecerem os sintomas de enfarte do miocárdio e de ligarem de imediato para o número de emergência 112.

A propósito do Dia Mundial do Coração, que se assinala sexta-feira, a APIC recordou que a maioria (60%) dos portugueses não reconhece os sintomas do enfarte.
Os sintomas mais comuns, para os quais as pessoas devem estar despertas, são a dor no peito, por vezes com irradiação para o braço esquerdo, costas e pescoço, acompanhada de suores, náuseas, vómitos, falta de ar e ansiedade”, explicou o presidente da APIC, João Brum Silveira.
Na presença destes sintomas, prosseguiu, “é importante ligar imediatamente para o número de emergência médica (112) e esperar pela ambulância que estará equipada com aparelhos que registam e monitorizam a atividade do coração e permitem diagnosticar o enfarte”.
(...)

Sem comentários: