[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Tudo o que não quer saber sobre as bolachas maria e de água e sal

TVI24
Sociedade
 13-09-2017

Têm sal, gordura e açúcar a mais e pouca qualidade nutricional, segundo um estudo do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, que recomenda a reformulação destes alimentos

Bolachas.
Bolachas 
A composição das bolachas tipo Maria e de água e sal deve ser reformulada, segundo o último estudo do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, que defende a criação de “metas que permitam a reformulação gradual destes alimentos”, devido ao aumento de doenças crónicas, como a obesidade, a diabetes e a hipertensão arterial.

A indústria deve, por isso, melhorar a qualidade nutricional de um dos alimentos mais consumidos pelos portugueses, independentemente da faixa etária, defende o Instituto, que avaliou “a qualidade nutricional das bolachas tipo Maria e de água e sal, com base nos teores de gordura total, sal e composição em ácidos gordos” para “estimar o potencial impacto na saúde da população”.

Para chegar a esta conclusão, foram analisadas várias marcas de bolachas, incluindo de marca branca, sem glúten ou sem açúcar. 

“Em 2015 foram adquiridos, em grandes superfícies da região de Lisboa, 15 tipos de bolachas (8 marcas de bolachas de água e sal e 7 marcas de bolachas tipo Maria). As amostras foram selecionadas de acordo com a disponibilidade no mercado, sem deixar de incluir produtos de marca branca, de marca comercial, sem glúten e sem açúcar. Para cada marca, foram adquiridas, no mínimo, 3 embalagens pertencentes a lotes diferentes, e sempre que possível provenientes de diferentes superfícies comerciais. Nas amostras foram avaliados o teor de gordura total, o teor de sal e a composição em ácidos gordos. Para estimar o seu contributo nutricional, utilizaram-se as doses de referência do Regulamento (UE) n.º 1169/2011 e da Organização Mundial de Saúde (OMS), e as porções referidas na Roda dos Alimentos Mediterrânica”, especifica o documento.

()

Sem comentários: