[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Uma morte por hora por cancro digestivo em Portugal

Saúde
Imagem Desdobramento

A propósito do Dia Mundial do Cancro Digestivo, que se assinala no sábado, 30 de setembro, a Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG) alerta que em Portugal há uma morte por hora por cancro digestivo.
Os cancros do aparelho digestivo representam 10% da mortalidade portuguesa, sendo que três das doenças que mais matam em Portugal são provenientes deste aparelho: cancro do cólon (1.ª causa de morte por cancro em Portugal), cancro do estômago e do fígado.

Estes números são preocupantes para os gastrenterologistas portugueses, que demonstram a importância de mudar hábitos alimentares e apostar na prevenção destas doenças. A deteção precoce destas patologias é essencial, especialmente no caso do cancro do cólon e reto, que pode evitar mesmo o desenvolvimento desta doença.

O médico gastrenterologista tem um papel fundamental no âmbito do cancro digestivo, uma vez que pode efetuar um diagnóstico atempado e promover a realização dos exames endoscópicos necessários, ou ainda de outros exames complementares.

(...)

Sem comentários: