[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Diretor de Pneumologia do SESARAM alerta para aumento das alergias

O responsável pela Pneumologia no SESARAM, Ricardo Nascimento, destaca estudos que apontam que mais de metade dos doentes não cumprem com o tratamento prescrito salientando a importância de se ensinar ao doente como tomar a medicação.


O diretor de Pneumologia do Serviço Regional de Saúde (SESARAM), Ricardo Nascimento, alerta que uma das preocupações está no cumprimento por parte do doente da medicação no que diz respeito ao tratamento da doença respiratória.

Ricardo Nascimento destaca estudos que apontam que “mais de metade dos doentes não cumpre com a medicação prescrita” pelo médico. O médico chama a atenção para a importância de se “ensinar ao doente a fazer a medicação”.

O médico responsável pela pneumologia na Região refere que no tratamento da doença respiratória está a ser privilegiada a via inalatória. Ricardo Nascimento explica que este método “permite meter o medicamento de imediato no sítio certo” estimando que “a quantidade de medicamento introduzido por via inalatória é menor em sensivelmente 1/10” trazendo “menos efeitos secundários” e “respostas mais imediatas”.

Ricardo Nascimento alerta para o aumento das alergias ao nível nacional, em que se inclui a Região, referenciando a asma. O médico chama a atenção também para situações como as pneumonias e para as questões relacionadas com o tabaco que podem potenciar a doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), as doenças oncológicas, e a bronquite crónica.

(...)

Sem comentários: