[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Expansão dos rastreios oncológicos entre as metas de Saúde para 2020

TecnoHospital

25.Setembro.2017, segunda-feira
Gestão
 
A Direção-Geral de Saúde publicou o Relatório do Programa Nacional para as Doenças Oncológicas 2017, um documento que contém uma síntese das atividades desenvolvidas em 2016 em matéria de prevenção, diagnóstico e tratamento e também um conjunto de orientações programáticas para o período 2017-2020.

Reconhecem-se como dois grandes desafios a necessidade de aumentar os esforços em termos de prevenção primária e secundária e fazer face ao peso económico crescente dos novos medicamentos. Assume-se como missão a promoção da prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças oncológicas, garantindo a equidade e a acessibilidade dos cidadãos.

Concretamente, pretende-se, até 2020, aumentar para 100 por cento a taxa de cobertura geográfica dos rastreios do cancro da mama, do colo do útero e do cólon e reto.

Outro dos objetivos a concretizar neste prazo é a redução da percentagem de cirurgias oncológicas que ultrapassa o Tempo Máximo de Resposta Garantido para menos de 10 por cento até 2020.
 
(...)

Sem comentários: