[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Grupos de Risco - Crianças

 
 GNR
Cyberbullying
 
 
 
 

 
Conceito:
 
  É uma forma de agredir, de forma continuada, qualquer pessoa através do uso de novas tecnologias, podendo contribuir para a sua exclusão e isolamento social.
 
Conselhos:
 
  Não reaja a quaisquer mensagens agressivas, intimidatórias ou humilhantes que lhe sejam destinadas através de Redes Sociais, Chats, emails, SMS, etc.
 
  Caso seja vitima de cyberbullying peça ajuda e relate o que lhe aconteceu a pessoas da sua confiança como aos seus pais, a professores ou amigos.
 
  Não partilhe os seus dados em redes sociais, tais como fotografias, números de telemóvel, locais que normalmente frequenta ou outros dados seus. 

 
 
 
Predadores Sexuais
 

 
Conceito:
 
  São pessoas mal intencionadas que normalmente utilizam todas formas de relacionamento disponíveis na Internet para ganhar a confiança das crianças, visando concretizar atividades de predação sexual sobre as mesmas.
 
Conselhos:
 
  Converse com os seus filhos sobre as potenciais ameaças que existem na Internet e sobre os predadores sexuais.
 
  Verifique se os seus filhos participam em salas de chat, saiba que salas elas visitam e com quem falam
 
  Alerte os seus filhos para nunca responderem a mensagens instantâneas ou mensagens de correio eletrónico de desconhecidos. 


Jogos On-line
 
 
 
  Sensibilize os seus filhos em relação à dependência que podem provocar os jogos on-line quando não praticados em excesso;
 
  Alicie os seus filhos a preferir praticar atividades lúdicas ao ar livre ou que impliquem relacionamentos sociais no “mundo real”.
 
  Tenha cuidado com os seus colegas “virtuais” de jogo. Muitas vezes tratam-se de pessoas mal-intencionadas que procuram obter os seus dados pessoais.
 
 Apenas jogue jogos “on-line” de fontes fidedignas, senão existe um maior risco de ser alvo de vírus informáticos ou de malware.


Conteúdo Ofensivo
 
 
 
 
 
 
 
 
Conceito:
 
 Pode ser considerado conteúdo ofensivo a informação do tipo obsceno, indecente, lascivo, ou de índole sexual enviado entre os utilizadores da Internet.
 
Conselhos:
 
 Configure os seus motores de pesquisa de modo a bloquear conteúdo ofensivos.
 
 Não responda a pessoas que lhe fizeram chegar conteúdos de índole ofensivo. 


in Web page GNR


Sem comentários: