[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Inflação em Portugal aumenta para 1,4% em setembro

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE) divulgados esta quinta-feira, o aumento do Índice de Preços no Consumidor foi sustentado pelo aumento das taxas nos transportes e dos produtos alimentares e bebidas não alcoólicas.

David Paul Morris/Bloomberg
 
A inflação em Portugal aumentou para os 1,4% em setembro deste ano, taxa superior em 0,3 pontos percentuais à registada no mês anterior. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE) divulgados esta quinta-feira, o aumento do Índice de Preços no Consumidor foi sustentado pelo aumento das taxas nos transportes e dos produtos alimentares e bebidas não alcoólicas.

Em comunicado, o INE indica que por classes de despesa, “são de destacar os aumentos das taxas de variação homóloga das classes dos Transportes e dos Produtos alimentares e bebidas não alcoólicas”, com 2,6% e 1,1%, respetivamente (1,7% e 0,4% no mês anterior)”. Em sentido contrário, registou-se uma redução da taxa de variação homóloga no vestuário e calçado e no lazer, recreação e cultura, com -3,4% e 1,5%, respetivamente (-1,9% e 2,8% no mês anterior).

Em relação ao Índice Harmonizado de Preços no Consumidor registou uma variação homóloga de 1,6%, uma taxa superior em 0,3 pontos percentuais em comparação com a registada no mês anterior. A taxa de variação homóloga do IHPC português foi inferior em 0,2 pontos percentuais à da área do Euro (no mês anterior registou-se uma diferença de 0,3%).
 
(...)

Sem comentários: