[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Insolvência da Monarch Airlines – o que fazer?


 
 
Centro Europeu do Consumidor PORTUGAL

 
NOTÍCIAS

 A companhia aérea inglesa Monarch Airlines cessou todas as suas operações em 2 de outubro 2017. As empresas envolvidas são a Monarch Airlines Ltd, Monarch Holidays ltd, First Aviation Ltd, Svro Ltd e Somewhere2stay Ltd.

A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) celebrou um protocolo de colaboração com a companhia EasyJet para facilitar o regresso dos passageiros com bilhete de avião da Monarch Airlines e viagem de regresso a Portugal marcada até 15 de outubro de 2017, com base em “tarifas de resgate”. Consulte o sítio da ANAC para ter mais informações sobre os procedimentos a adotar para regressar a Portugal.

Os outros passageiros, com viagens marcadas e confirmadas, têm direito ao reembolso e indemnização nos termos da legislação em vigor (para mais informações consulte o nosso sítio). Deverão solicitar o reembolso e indemnização, juntando os comprovativos, através da seguinte ligação: https://home.kpmg.com/uk/en/home/media/press-releases/2017/10/administrators-appointed-to-monarch-airlines-and-travel-group.html .

No entanto, atendendo à situação de insolvência da Monarch Airlines, é pouco provável que a empresa consiga reembolsar os bilhetes e pagar as indemnizações devidas aos passageiros. Assim, o CEC recomenda que, caso tenha comprado os bilhetes com cartão de crédito ou via Paypal, contacte ou seu banco/sistema emissor do cartão de crédito ou a Paypal para tentar o reembolso por essa via. Se subscreveu algum seguro de viagem, consulte os termos e condições para verificar se pode pedir o reembolso ao abrigo do mesmo.

A ANAC solicita aos passageiros que os pedidos de reembolso e de indemnização lhe sejam comunicados para o seguinte endereço de e-mail: passageirosmonarch@anac.pt .
Documentação
(...)

Sem comentários: