[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Mês da Cibersegurança: adotar comportamentos seguros para evitar riscos desnecessários


 
 
Centro Europeu do Consumidor PORTUGAL
 
 Última actualização 2017-10-20
NOTÍCIAS
 
As tecnologias digitais abrem novas oportunidades para os cidadãos e para as empresas na UE, ligando-os e facilitando a difusão de informações. A área do turismo e lazer é uma das mais dinâmicas no comércio eletrónico. As compras de bens e serviços em linha têm aumentado todos os anos. No entanto, as tecnologias digitais também trazem consigo novos riscos, como o roubo de dados ou as fraudes no comércio eletrónico. Os ataques cibernéticos na Europa têm aumentado e têm tido impactos financeiros e na violação de dados tanto para os consumidores como para as empresas.

A estratégia para o Mercado Único Digital, uma das grandes prioridades da Comissão Europeia, visa dar melhor acesso aos consumidores e empresas a bens e serviços em linha na Europa. Isso permitirá remover os obstáculos nas atividades transfronteiriças em linha. O desenvolvimento do Mercado Único Digital implica melhorar a cibersegurança, identificada como um dos três desafios para a sua concretização, e tornar a UE mais segura no mundo digital.

Como refere Mariya Gabriel, Comissária da Economia e Sociedade Digitais: “As pessoas, na sua vida profissional e privada, só serão capazes de prever ou de dar resposta aos riscos digitais de forma adequada se estiverem suficientemente informadas e possuírem as competências necessárias. O mês europeu da cibersegurança é uma excelente oportunidade para complementar os nossos planos de tornar a UE mais segura no domínio da cibersegurança.”

Neste mês da cibersegurança, é oportuno lembrar que a adoção de comportamentos seguros é um passo para evitar riscos desnecessários. Por isso, convém recordar as recomendações do CEC aos consumidores:
(...)

Sem comentários: