[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Microdados. Há mais na realidade para além dos grandes números

Banco de Portugal

Microdados - há mais na realidade para além dos grandes números


O Banco de Portugal, enquanto autoridade estatística nacional, trabalha em permanência para melhorar a qualidade da informação que produz sobre a economia portuguesa.

O mundo é cada vez mais complexo e essa complexidade não pode ser captada apenas através da análise de dados agregados. 

A recente crise financeira internacional mostrou que os grandes números não bastam para compreender a realidade e, como tal, é preciso olhar para os dados mais elementares, para os agentes económicos e para as suas interações, entidade a entidade, operação a operação. Importa cada vez mais olhar para os dados e conhecer a sua distribuição, isto é, não apenas os valores “médios”, mas também os “mais” e os “menos”.

O Banco de Portugal tem investido desde há vários anos no desenvolvimento de bases de microdados, ou seja, bases de dados com informação granular (entidade a entidade, transação a transação) sobre a atividade económica em Portugal, abrangendo vários domínios estatísticos, o que tem permitido também garantir a qualidade da informação estatística produzida.

O que são microdados?

(...)

Sem comentários: