[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Ransomware


O que é o Ransomware?

É um tipo de software malicioso que restringe o acesso ou insere dados comprometedores num computador ou outro dispositivo pessoal. Este software é disseminado por pessoas mal-intencionadas, com alguma história de cobertura, que chantageiam as suas vítimas, exigindo um resgate. Normalmente o pedido de resgate é efetuado através de uma mensagem que solicita o pagamento de determinada quantia para que o acesso seja restabelecido. O pedido de resgate pode ser feito por uma Força ou Serviço de Segurança não legitima.

Como pode ser concretizado?

A disseminação deste software malicioso é normalmente conduzido através de e-mails de Phishing ou anúncios “pop-up’s” (janelas) não solicitados. As vítimas normalmente apercebem-se que foram alvo do “Ransomeware”, quando verificam que os ficheiros que tinham armazenados no seu computador foram encriptados sem o seu consentimento, sendo o seu acesso impossível. 

  • A disseminação deste software malicioso é normalmente conduzido através de e-mails de Phishing ou anúncios “pop-up’s” (janelas) não solicitados. As vítimas normalmente apercebem-se que foram alvo do “Ransomeware”, quando verificam que os ficheiros que tinham armazenados no seu computador foram encriptados sem o seu consentimento, sendo o seu acesso impossível. 
     
  • Anúncios “Pop-up’s” – são pequenas janelas que se abrem automaticamente no monitor, apresentando normalmente anúncios e que podem fazer parte de um esquema de “Phishing”. Contudo, é necessário ter em mente que alguns websites legítimos e confiáveis os quais utilizam “janelas pop-up” para tarefas específicas e necessárias.
Tipos comuns de Ransomware:

(...)

Sem comentários: