[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Simulação. 40% dos portugueses com dificuldades em pagar crédito habitação



CRÉDITO
 
Dinheiro Vivo/Lusa
 
29.10.2017
 
 
A plataforma Compara.Já diz que cerca de 40% utilizadores perceberam que a prestação seria demasiado 'pesada' no seu orçamento familiar. 
 
A plataforma Compara.Já diz que cerca de 40% dos 6.000 utilizadores que fizeram uma simulação sobre crédito à habitação no seu ‘site’ perceberam que a prestação mensal a pagar ao banco seria demasiado ‘pesada’ no seu orçamento familiar. 
 
 O Compara.Já lançou, no início de março, o primeiro comparador gratuito de crédito à habitação, tendo referido em informação enviada à Lusa que, desde então, 41% dos 6.000 utilizadores simularam créditos à habitação “cujos valores e prazos de financiamento os colocava, atendendo aos seus rendimentos e à prestação mensal do empréstimo, além do limite da taxa de esforço aceite pelas instituições bancárias”. 
 
 O limite recomendável para um agregado familiar pagar pela prestação do crédito à habitação é de cerca de um terço do rendimento familiar. Por exemplo, se num casal cada membro ganha 900 euros, o que dá um total de 1.800 euros, o valor a pagar ao banco pela casa não poderá ser mais de 600 euros. 
 
Ainda segundo esta plataforma de comparação de créditos, apenas 40% das simulações feitas tinham uma relação entre o montante e o prazo do crédito que “permitia fixar os encargos mensais com o crédito abaixo do limite recomendável”. 
(...)

Sem comentários: