[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

WiFi4EU: Internet de alta velocidade em espaços públicos da UE

Comparador de tarifários de serviços de comunicações

DESTAQUES 

DESTAQUES

Ouvir com ReadSpeaker
10.10.2017
O Conselho da União Europeia (UE) aprovou, a 09.10.2017, o regulamento destinado a promover o mecanismo “WiFi4EU”, que consiste na instalação de pontos de acesso gratuito à Internet sem fios (Wi-Fi) em espaços públicos por toda a UE, como parques, praças, bibliotecas e hospitais.

Até 2020, o mecanismo “WiFi4EU” disponibilizará portais em várias línguas, onde os utilizadores poderão aceder a uma conexão gratuita, segura e de alta velocidade à Internet em pelo menos 6 mil comunidades locais em toda a UE.

O financiamento total da União poderá chegar aos 120 milhões de euros até 2019 e será afetado de forma equilibrada em termos geográficos entre os países da UE, numa base "primeiro a chegar, primeiro a ser servido".

No âmbito deste programa, os municípios, as bibliotecas, os hospitais e outras entidades públicas poderão candidatar-se a financiamento para a instalação de novos pontos de acesso sem fios onde não haja nenhuma conexão semelhante, pública ou privada, à Internet. A entidade pública deverá comprometer-se a manter a nova conexão durante pelo menos três anos. O primeiro convite à apresentação de projetos deverá ser lançado no final de 2017 ou no início de 2018.

(...)

Sem comentários: