[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

A fúria contra o alojamento local e a turismofobia

Ana Sá Lopes

 

por: Ana Sá Lopes
 
 
  02/11/2017
 
Política 

Vivo em Lisboa há mais de 30 anos e não me lembro do aluguer de casas alguma vez ter sido fácil e barato. No início dos anos 2000, havia várias “despensas” para alugar por 550 euros. 

O centro de Lisboa ou estava degradado ou tinha preços proibitivos para a classe média. A sério, não me lembro da existência de qualquer paraíso para arrendatários em Lisboa antes da explosão do alojamento local. Ou fui eu que tive azar ou todos os combatentes do alojamento local estavam habituados a alugar casas fabulosas no centro de Lisboa até o monstro ter chegado.

Conheço demasiadas pessoas de classe média que vivem dos rendimentos conseguidos com o alojamento local. É o seu emprego. Não são tubarões do imobiliário, são pessoas comuns que a dada altura compraram uma casa e, muitas vezes encontrando-se em situação de desemprego, conseguiram ultrapassar a crise com os rendimentos do alojamento para turistas.
 
(...)

Sem comentários: