quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Alerta para quem costuma tomar Omeprazol

Sociedade

Um estudo realizado pela Universidade de Hong Kong, feito em parceria com a University College London, alerta para o risco do uso prolongado de medicamentos da classe do Omeprazol.

O estudo foi feito com base na análise de 63.387 pacientes
Shutterstock

De acordo com o estudo, publicado esta terça-feira na revista científica ‘Gut’, estes medicamentos ‘protetores’ do estômago – como Lansoprazol, Pantoprazol, Rabeprazol, Esomeprazol e Dexlansoprazo – aumentam até 2,4 vezes o risco de cancro no estômago, quando tomados de forma regular.
O estudo foi feito com base na análise de 63.387 pacientes, que foram divididos em dois grupos: uns tomaram medicamentos da classe Omeprazol e outros fármacos H2, usados também contra o ácido estomacal. Do total dos participantes, 153 tiveram cancro no estômago – destes, nenhum apresentava uma bactéria causadora da doença, mas sim uma inflamação, potencialmente causada por medicamentos da família do Omeprazol.

A investigação mostra ainda que após um ano de toma destes fármacos, o risco de cancro no estômago aumenta para cinco vez e para oito vezes depois de três anos de toma contínua.

(...)