[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Brexit: Bruxelas dá duas semanas ao Reino Unido para resolver impasse e relançar negociações

Advertisement

Michel Barnier, responsável europeu pelas negociações do Brexit, lamenta o impasse criado nas discussões e sublinha que só se pode avançar para uma nova fase, depois de este capítulo estar encerrado.

Stefan Wermuth/REUTERS
 
O Reino Unido tem apenas duas semanas para fazer cedências nas negociações do Brexit para que se possa começar a discutir as relações comerciais entre as duas partes até ao final do ano. Michel Barnier, responsável europeu pelas negociações do Brexit, lamenta o impasse criado nas discussões e sublinha que só se pode avançar para uma nova fase, depois de este capítulo estar encerrado.

“Tenho que apresentar uma proposta real sobre esses três assuntos ao Conselho e ao Parlamento Europeu. Se não for esse o caso, vamos continuar e iremos pôr de lado a abertura nas discussões sobre o futuro”, afirmou Michel Barnier aos jornalistas em Bruxelas.

As negociações permanecem em impasse, dadas as divergências entre as duas partes no que toca aos temas que a União Europeia considera prioritários. São eles a fatura do Brexit, os direitos dos cidadãos da União Europeia (UE) e a questão da fronteira irlandesa. Michel Barnier nota que houve alguns pequenos acordos no que toca aos direitos dos cidadãos da UE, apesar de “insuficientes”.

O Reino Unido comprometeu-se esta sexta-feira a deixar a União Europeia em março de 2019, sem margem para arrependimentos. A data e hora já estão decretados e a primeira-ministra britânica, Theresa May, está focada em cumprir a sua palavra.

(...)

Sem comentários: