[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Contratações das empresas na zona euro aumentam para máximos de 17 anos

O índice PMI do setor industrial da zona euro subiu de 58,5 para os 60,0 pontos, com a taxa de emprego a registar a maior subida dos últimos 17 anos e o aumento da inflação a contribuir positivamente para a intenção do Banco Central Europeu (BCE).


As condições económica na zona euro voltaram a melhorar em novembro, registando o melhor desempenho dos últimos seis anos e meio. O índice PMI do setor industrial da zona euro subiu de 58,5 para os 60,0 pontos, com a taxa de emprego a registar a maior subida dos últimos 17 anos e o aumento da inflação a contribuir positivamente para a intenção do Banco Central Europeu (BCE).

Os dados indicam que a melhoria no desempenho da economia da zona euro veio acompanhada por uma aceleração da atividade das empresas e uma subida dos preços ao consumidor, como não se registava desde 2011. Houve ainda um aumento do número de encomendas às empresas europeias, o que fez com que se registasse uma subida significativa nas contratações de novos trabalhadores.

O PMI compósito, o indicador que mede a atividade da indústria e serviços, subiu para 1,5 pontos para os 57,5, superando as expectativas dos consumidores, que previam que o valor se mantivesse nos 56 pontos. Já o indicador de PMI sobre a indústria subiu dos 58,5 para os 60 pontos, aumentando para máximos de abril de 2000.
(...)

Sem comentários: