[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

DGS alerta: “Antibióticos: use-os com cuidado!”

Saúde
Imagem Desdobramento

No âmbito da Semana Mundial dos Antibióticos, uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), que engloba o Dia Europeu dos Antibióticos, assinalado amanhã, 18 de novembro, a Direção-Geral de Saúde (DGS) lançou um microsite onde pode encontrar informações úteis acerca do uso correto deste tipo de medicamento.
De acrodo com a informação divulgada, prevê-se que, se nada for feito, em 2050, o uso indevido destes fármacos, conduza à morte de 10 milhões de pessoas em todo mundo por infeções causadas por bactérias resistentes aos antibióticos. Neste contexto a palavra de ordem da DGS é “Antibióticos: use-os com cuidado!”.

A resistência aos antimicrobianos constitui um assunto central da agenda política dos principais países e da própria OMS, como recentemente demonstrado na última Assembleia Geral das Nações Unidas. “Para reforçar os esforços de promoção do uso criterioso dos antibióticos nos hospitais”, a DGS disponibiliza, numa área do site dedicada à temática, materiais educativos, dirigidos à população e aos profissionais de Saúde.

Numa carta dirigida aos cidadãos, a entidade refere algumas dicas para reduzir as bactérias resistentes, entre as quais aconselha práticas como “Quando tiver febre, dor de cabeça ou garganta não tome logo antibióticos”, “Cumpra cuidadosamente a duração do tratamento e o horário das tomas”, “Não guarde em casa sobras de embalagens de antibióticos nem os deite fora, devolvendo-os numa farmácia” ou ainda “Cozinhe bem a carne e o peixe, não os deixando crus. O calor inativa os resíduos de antibióticos que neles possam existir”.
 

Sem comentários: