[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

DGS alerta para surto grave de gripe este ano


Saúde

28.11.2017
 
O Serviço Nacional de Saúde já administrou mais de um milhão de vacinas contra a gripe. Graça Freitas apelou a que todos os profissionais de saúde se vacinem.
 
 <  foto 1/3 >

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) já administrou mais de um milhão de vacinas contra a gripe, desde Outubro. Este número representa mais 19% de vacinas administradas, face ao período homólogo. A Direcção-Geral da Saúde (DGS) alertou para a possibilidade de casos graves de gripe este ano e fez um apelo à vacinação, principalmente entre os grupos de risco.

Desde o início da época de gripe, pelo menos três portugueses já foram internados em Unidades de Cuidados Intensivos. Só se tinha registado um caso, na mesma altura do ano passado. Estes dados são do último Boletim de Vigilância Epidemiológica da Gripe referente à semana de 13 a 19 de Novembro, sendo que dois dos doentes foram internados em Outubro e o terceiro já em Novembro.


O mesmo documento revela que na semana de 13 a 19 a taxa de incidência gripal foi de 15,4 casos por cada 100 mil portugueses.

Como forma de prevenir a escassez, este ano, o Serviço Nacional de Saúde comprou mais 200 mil vacinas para os grupos de risco. São ao todo 1,4 milhões de vacinas prontas a administrar. Serão alargadas as vacinas gratuitas aos diabéticos e bombeiros, para além dos grupos de risco anteriormente considerados.
(...)

Sem comentários: