[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

DPOC - sabe o que é?

Opinião
por: Isabel Saraiva, vice-presidente da Respira

DPOC é a sigla de doença pulmonar obstrutiva crónica, isto é, um mal-estar (doença), localizado nos pulmões (pulmonar), com os brônquios parcialmente danificados (obstrutiva), para toda a vida (crónica).
As causas da DPOC estão maioritariamente relacionadas com hábitos tabágicos. A má qualidade do ar (interior e exterior) pode contribuir para o desenvolvimento desta doença crónica. Problemas respiratórios, como falta de ar, tosse, expetoração, acompanhados de fadiga, falta de energia e sonolência, são sintomas que não devem ser desvalorizados e indicam ser necessário uma consulta com o médico de família.

O diagnóstico de DPOC é feito através de um teste muito fácil chamado espirometria, cujos resultados serão tidos em conta para a prescrição do tratamento mais adequado.

O tratamento da DPOC é feito através de medicamentos, reabilitação respiratória e oxigénio, sendo essencial o cumprimento rigoroso das indicações médicas. As dúvidas e informações sobre a doença devem ser esclarecidas junto do médico e de outros profissionais de saúde - farmacêuticos, enfermeiros, terapeutas.
 (...)

Sem comentários: