[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

terça-feira, 14 de novembro de 2017

Empréstimos às famílias sobem 5,3% em Setembro

Ouvir Emissão
 
 
 
 Paulino Coelho

14.Nov.2017

Famílias conseguem mais dinheiro da banca a um ritmo de crescimento mais elevado desde 2009. Empréstimos à habitação diminuíram.
 
Foto: RR
Foto: RR
Os empréstimos ao consumo concedidos às famílias pelos bancos aumentaram 5,3% em Setembro face ao mesmo período do ano passado, um ritmo de crescimento dos mais elevados desde 2009, segundo divulgou esta terça-feira o Banco de Portugal. 

De acordo com dados actualizados terça-feira pelo banco central, os empréstimos fornecidos às empresas e às famílias desceram em Setembro face ao mesmo mês do ano passado, 3,6% e 0,5%, respectivamente. No entanto, dentro dos empréstimos concedidos pelos bancos às famílias, o crédito para habitação desceu 1,8%, enquanto o para consumo apresentou em Setembro uma taxa de variação anual de 5,3%. 

Os empréstimos ao consumo têm subido em termos homólogos nos últimos dois anos, acelerando consecutivamente até atingir um pico de crescimento de 5,4% em Agosto deste ano, o mais elevado desde Dezembro 2009, a primeira entrada da série do Banco de Portugal. 

Em Setembro, o crescimento dos novos empréstimos abrandou ligeiramente, ao crescer 5,3% – que representa a segunda taxa de variação anual dos empréstimos ao consumo mais elevada desde 2009, e que também foi registado em Julho.
(...)

Sem comentários: