[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

FAO alerta para risco de novos surtos de gripe das aves


A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) alerta para o risco de aumento de surtos da gripe das aves, sendo expectável o aparecimento de casos nos próximos meses.
 
créditos: Pixabay

Em declarações à agência espanhola Efe, a especialista da FAO Sophie von Dobschuetz afirmou que várias estirpes do vírus da gripe aviária tornaram-se endémicas na China, onde as aves estão a ser vacinadas para reduzir a circulação do vírus.

"Como o país não está em condições de eliminar o vírus das populações de aves domésticas abatendo-as, a vacinação ajuda a reduzir a pressão do vírus e a diminuir a exposição humana", afirmou von Dobschuetz.

A medida, explicou, não evita que os animais sejam infetados, mas garante que as aves não ficam doentes e o risco de contágio diminui. Em 2013, começaram a ser detetados pela primeira vez na China casos de pessoas infetadas pelo vírus H7N9, capaz de afetar gravemente os seres humanos.

Uma análise da FAO em julho alertava para o risco de o vírus se introduzir em outros países, por via do comércio, representando uma ameaça à saúde pública e à segurança alimentar, face à alta probabilidade de contágio.
(...)

Sem comentários: